segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Histórico do projeto Arte e Velocidade

Pessoal, neste post vou falar sobre a trajetória do meu Projeto Interdisciplinar e o que aprendi com ele.

Esse projeto, como já perceberam, foi solicitado para uma disciplina do meu curso de Licenciatura em Artes Visuais da UAB/UnB. A ideia era unir duas disciplinas, sendo uma delas Artes Visuais (dãã - óbvio, não?) e pensei logo em física, pois apesar de estar me formando na área de artes, já possuo uma graduação em exatas e sempre gostei dos estudos da física.

Me lembrei das imagens que vi no meu antigo livro de física, de quando estudei (e abandonei) o curso de Engenharia Eletrônica. Eram aquelas imagens clássicas do estudo da velocidade/aceleração da gravidade, na época feita com câmeras analógicas (de filme).

Fonte da imagem: http://www.fsc.ufsc.br

 Daí, pesquisando, descobri artistas que utilizam a técnica da fotografia estroboscópica para obter efeitos visuais muito interessantes. Como eu já sabia como produzir essas imagens, resolvi utilizar a técnica planejando uma sequência de aulas em um projeto.

Ocorre que nem tudo sai como pretendemos e as quatro aulas que eu queria tiveram que ser adaptadas para apenas uma! Que sufoco!

Enfim, adequei o projeto, reuni o material e apliquei a aula, como podem ler nos posts anteriores. Fiquei tão preocupado com a execução que negligenciei no registro do processo. Me esqueci de pedir à professora titular (de ciências) que fotografasse a aula com o meu celular! Somente no final da aula que me lembrei de tirar uma foto com a turma, assim todos poderiam ver que era eu mesmo que estava lá!
Alguns trabalhos realizados pelos alunos vocês podem ver aqui no blog. Apesar da correria que foi (tive que ir na escola para aplicar o projeto durante o meu horário de almoço no meu emprego) eu aproveitem bem a oportunidade, foi prazerosa e divertida.

Depois da execução foi feita uma exposição dos trabalhos no polo presencial da universidade. A exposição foi pequena pois apenas três alunos de Barretos estavam cursando a disciplina (já postei um vídeo sobre essa exposição). Eu gostaria de ter revelado as imagens dos alunos em tamanho A3 mas tive que me contentar com o tamanho 15x21, a grana estava curta.

O pequeno público presente participou com perguntas e tive a grata surpresa de verificar o interesse de outras pessoas no assunto. Pude apreciar o trabalho das colegas de curso e conhecer/compreender outras propostas. Sou mais ligado à tecnologia, mas um trabalho que me chamou a atenção foi totalmente "não tecnológico". Mas isso é assunto para outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário