segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Analisando o projeto do outro

Já faz um tempinho desde a minha última postagem. Conforme meus posts anteriores, é possível notar que não estive sozinho nessa jornada do Projeto Interdisciplinar. Outros - ou melhor - outras colegas do curso de Artes Visuais também realizaram projetos. Vou falar hoje sobre o projeto da Vânia, minha colega de Colina - SP.

Bem, vamos lá... escolhi o projeto da Vânia por ser uma proposta totalmente diferente da minha. Ela optou por trabalhar fora do ambiente escolar, na varanda da casa de sua mãe, em uma proposta totalmente intimista, com senhoras da terceira idade. Apenas para efeito de comparação, a minha proposta foi totalmente ligada ao uso da tecnologia na educação e realizada em uma sala de aula convencional e o projeto da Vânia não usou nenhum recurso tecnológico além de livros (livros são tecnologia também, ok?)

O Projeto Terceira Idade, que pode ser visto no blog arteatividade, em reuniões combinadas com senhoras uniu poesia e desenho, muita prosa e muito verso (perdoem-me pelo trocadilho). Foi, segundo as palavras da autora, um encontro de amigas, um bate-papo informal muito divertido e prazeroso. Creio ser esse um projeto para ser levado adiante, longe da formalidade das escolas, atingindo um público que nunca teve, ou pelo menos há muito tempo não tem, contato com a arte. Pode-se aprofundar em outras artes além do desenho, tornando-se uma atividade mais do que adequada para a terceira idade.

Para quem não visitou o link do arteatividade, eu resumo o que a Vânia fez. Ela combinou com algumas senhoras algumas reuniões, explicando o intuito. Leram poesias, tomaram café e desenharam cenas que retratassem a poesia escolhidas por elas. Algumas poesias simples, outras de difícil entendimento, mas todas participaram e produziram, que coisa boa!

No Polo Barretos da UAB, a Vânia me explicou o porquê de não haverem homens nas reuniões: é pelo fato de envolver poesia -  os homens idosos de cidades pequenas do interior paulista, criados na roça, não tiveram tempo de pensar em poesia, a dureza da vida no campo os afastou de tal prazer. Quem sabe com alguma outra arte esse público não poderia participar de reuniões do gênero?

Lembro-me do exemplo de uma senhora, Isabel se não me traio, cuja imagem não me saiu da cabeça (fui lá no blog da Vânia e achei a foto abaixo) que não lia nada há cinquenta anos, pôxa, isso é bastante tempo, e por meio do Projeto Melhor Idade ela produziu algo. Pode não ter sido nenhuma obra de arte, mas ela produziu



A foto a seguir é da Vânia exibindo o seu projeto no polo presencial, é possível ver a produção de Dona Isabel:

Em resumo, o Projeto Terceira Idade é fácil de aplicar, não precisa ser formado em artes (basta gostar bastante de arte) e necessita de poucos materiais. Livros, material de desenho e pintura, além de dedicação a um público muitas vezes esquecido. Meus parabéns à colega!



Nenhum comentário:

Postar um comentário